quinta-feira, 26 de abril de 2012

A boy or a girl? + Bonus Playlist

Hoje passei por aqui para compartilhar com vocês uns dos meus maiores vícios. 
Quem nunca se sentiu confuso ao se deparar com alguém de aparência andrógina? Sabe como é, aquela pessoa que nos deixa na dúvida "Isso é um homem ou uma mulher?"








Nem todo andrógino é gay/lésbica (sim, porque mulheres que se parecem com homens também levam esse título), do mesmo modo que muitos apenas se vestem assim por opção, gosto ou por se identificar com o vestuário do outro sexo.                      
          Outro detalhe é: os andróginos não costumam se vestir totalmente como mulheres, e nem se taxar como tais, portanto, não confundam, por exemplo, o estilo do cantor Jeffree Star, que está mais, digamos, para algum tipo de ''cross dresser" ou o que chamaríamos por aqui de "travesti". (foto ao lado) 
          E seria isso mais uma modinha dos tempos modernos? Não, caro colega, isso já vem beeem de longe. Quer saber o quanto?                                                                           Pra começar, o termo "Androginia" (andro, masculino e gyne, feminino), serve para descrever qualquer individuo que sinta-se identificado com características dos dois sexos, nem sempre se rotulando como tal, e muitas vezes, não intencionalmente. 
Claro que não podemos confundir isso com homossexualidade ou achar que um andrógino, por se vestir ou se portar como alguém do outro gênero, é algum tipo de travesti.






Há relatos de androginia nos tempos mais remotos, mas o conceito foi mais conhecido e difundido na década de 80, com o surgimento de artistas homens que levavam um visual um tanto quanto feminino. O mais famoso e grande representante do estilo é o polêmico cantor Boy George, da extinta banda Culture Club. (Foto à esquerda)

 Seu estilo e performances extravagantes tornaram o vocalista famoso e mesmo depois de anos e escândalos em sua carreira, adorado por várias gerações. Ele foi o primeiro andrógino que conheci e, definitivamente não há como não se apaixonar pelo estilo, o mistério e toda a magia que envolve seu visual, completamente excêntrico e fora do comum.


Mas quem acha que o estilo ficou lá atrás, enterrado na colorida década de 80, se engana. Hoje, com visual repaginado e legiões de fãs, o estilo se mantêm vivo em bandas de rock e cantores pops.                             
     A minha preferida, sem sombra dúvidas, a banda Tokio Hotel, tem nos vocais o mais belo andrógino na minha humilde opinião. Com estilo e atitude, sem medo de mudar ou chocar o mundo, o visual do cantor alemão Bill Kaulitz, deixa mulheres e homens completamente apaixonados.                                                            
 Eu, como fã da banda há mais de cinco anos, posso dizer quantas vezes me deparei com comentários curiosos (e muitas vezes preconceituosos) sobre as "extravagâncias" do Bill. Desde perguntas como "Isso é mulher?" à pessoas duvidando da sexualidade do rapaz.
A questão é, esse estilo me encanta justamente por fugir do óbvio. Ele nos desafia a parar e olhar duas vezes, refletir sobre o gênero do individuo e aumentar nossa percepção do que sempre foi considerado coisas de 'homem' e de 'mulher'.





Temos também o cantor Strify, da extinta banda Cinema Bizarre.



 Não podemos também nos esquecer do belo Andrej Pejic, nascido na Bósnia e descoberto 
por um olheiro aos 17 anos, enquanto trabalhava no Mc'Donalds.
 "Some girls want me to be their prince, while some boys want me to be their princess" 
(Algumas garotas me querem para ser seu príncipe, enquanto alguns garotos me querem para ser sua princesa), palavras do modelo, que, está abalando o mundo da moda com seu estilo único.
Falando nisso, no mundo da moda é onde podemos também encontrar com facilidade mulheres com referências andróginas, usando de roupas masculinas para compor looks incríveis.




Bom, não podia também deixar de citar aqueles artistas que não são exatamente andróginos, mas que emprestam um pouco deste estilo para usar em shows, clipes e photoshoots. Exemplo disso é o cantor Adam Lambert. (Foto abaixo)




 Abaixo selecionei uma playlist de artistas andróginos, escutem e me digam sua opinião ;)



Até mais ;)

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...